quarta-feira, 12 de março de 2008

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS

“Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele”. Provérbios 22:6. Este texto bíblico nos faz refletir no quanto tem se tornado cada vez mais importante o ensinarmos princípios religiosos aos nossos filhos. A palavra RELIGIÃO tem origem no latim “RELIGIONE”, que tem uma relação com o verbo “religar”, ou seja, voltar a ligar o homem a Deus. Sendo assim, que grande importância tem a religião em nossos dias! Falo por mim mesmo, como pai e educador, pois do jeito que o mundo tem ido de mal a pior, o homem sem Deus fica totalmente desprovido de qualquer esperança. Este ano, fui convidado a lecionar pela primeira vez a pasta de Ensino Religioso em uma escola aqui em nossa cidade (Mogi das Cruzes). Confesso que recebi este convite com muita alegria e desde então tenho me empenhado o bastante para buscar o preparo necessário inerente à realização de tal desafio. Sinceramente acho que você leitor, concordará comigo que no Brasil de hoje, é fato inegável o estarmos passando por uma megatendência de mudanças sociais, políticas e tecnológicas que se formam gradualmente a partir de diferentes variáveis ambientais, e que, uma vez configurada, esta tendência nos influencia. A meu ver, as instituições e organizações, inclusive as escolas, existem exatamente para agir no mundo, na sociedade e na história ajudando o indivíduo a pensar, a se posicionar frente às questões fundamentais da vida e a encontrar respostas, ou meios para uma resposta. É justamente aí que entra a proposta do Ensino Religioso nas escolas. O Ensino Religioso é uma questão diretamente ligada à vida, e que vai se refletir no comportamento, no sentido que orienta a sua ética. A Constituição Brasileira garante a liberdade de culto e a nova Lei de Diretrizes e Bases abre espaço para um ensino religioso interconfessional (Art.33). Uma nova redação foi dada a esse artigo, em 20/12/96, para assegurar “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Contudo este adendo veio apenas corroborar as decisões tomadas anteriormente, pois a inserção do Ensino Religioso no currículo escolar do ensino fundamental está garantida desde a constituição Federal promulgada em 1987/1988. Naquela época, o texto constitucional dizia que: – “O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas. Este ensino quer cultivar no ser humano as razões mais íntimas e transcendentais, fortalecendo nele o caráter de cidadão, desenvolvendo seu espírito de participação, oferecendo critérios para a segurança de seus juízos e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania.” Portanto, que fique claro. Nós os defensores desta matéria, não pretendemos fazer da sala de aula uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações. Isto implica a necessidade de se construir uma pedagogia que favoreça tal perspectiva, porque o que objetivamos é fruto de uma experiência pessoal, na incansável busca de respostas para as questões existenciais. Para tanto entendemos que esta matéria deverá fundamentar-se nos princípios da cidadania e do entendimento do outro. Entendemos ainda que o conhecimento religioso não deve ser um aglomerado de conteúdos que visam evangelizar ou procurar seguidores de doutrinas, nem associado à imposição de dogmas, rituais ou orações, mas um caminho a mais para o saber sobre as sociedades humanas e sobre si mesmo. Poderíamos, pois, teorizar que o ensino religioso deverá ter como objetivos orientadores: 1) despertar e cultivar a religiosidade do aluno; 2) levá-lo à compreensão da importância do fenômeno religioso em sua própria vida e na história humana; 3) trazer conhecimento sobre as diferentes formas de religiosidade, dentro de seus respectivos contextos culturais e históricos; 4) criar um espírito de fraternidade e tolerância entre as diferentes religiões; 5) sensibilizar o aluno em relação aos princípios morais, propostos pelas religiões, promovendo ao mesmo tempo uma reflexão sobre eles. Estes são os nossos alvos com a implantação do Ensino religioso na grade curricular.

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